Solicite Orçamento

topo

Blog

Postado em 06 de Abril de 2014 às 11h01

Logística reversa de embalagem sairá do papel

Embalagens (3)

Uma parte importante da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), publicada em 2010, está prestes a sair do papel. Trata-se da implementação da logística reversa para os setores de embalagens em geral e de lâmpadas. Isso porque o Ministério do Meio Ambiente abriu consulta, nesta semana, sobre acordos setoriais para as duas cadeias.

Apesar de a Lei 12.305, que institui a política de resíduos, ter quase quatro anos, a falta dos acordos limita sua aplicação. Pelo menos seis cadeias produtivas (agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletrônicos) precisam do documento.

No entanto, até agora, apenas a cadeia de óleos lubrificantes conseguiu assinar um acordo com o Ministério do Meio Ambiente para reciclagem. O documento saiu em dezembro do ano passado.

Segundo a política de resíduos, tanto fabricantes quanto importadores, distribuidores e comerciantes são responsáveis por criar um sistema para a destinação final dos resíduos. O mecanismo deve operar de forma independente dos sistemas públicos de limpeza.

ABIGRAF Nacional

Veja também

Aumento da Selic surpreende setor produtivo03/11/14 O reajuste da taxa Selic – juros básicos da economia – para 11,25% ao ano surpreendeu o setor produtivo. A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que defendeu o corte de gastos públicos para evitar elevações maiores. Para a entidade, o Brasil precisa criar condições para conter a inflação e......
Venda de papelão ondulado cresce 2,5% em setembro03/04/18 De acordo com a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) as vendas de papelão ondulado no Brasil em setembro subiram 2,5 % sobre o mesmo período de 2013 e se mantiveram praticamente estáveis na......

Voltar para Notícias